Rádio Moxoto Web

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Comentários postados pelos moradores, enviados via e-mail, ou pela área destinada para este fim no blog, são de responsabilidade dos respectivos leitores, e não do Blog Inajá em Foco. Todas informações e solicitações enviadas serão postadas, a menos que haja desrespeito ou ofensa. Conteúdos contendo propaganda partidária não serão publicados.

Seja cidadão, opine, independente do seu partido, esse espaço é nosso!

sábado, 3 de setembro de 2011

Câmara de vereadores de Inajá vota aumento para os professores nesta segunda-feira 05/09.

Por: Everton Fagundes e Leandro Bruno



Professores ao lado da Câmara de Vereadores na greve deste ano. "Estaria a
educação de Inajá na lama?"
Depois de muita luta e salas de aulas vazias a câmara de vereadores do município de Inajá, irá realizar a votação do projeto de lei que aumenta o salário dos professores em 8,8%. A votação está marcada para acontecer nesta segunda-feira, 05/09, e cumpre o acordo que foi firmado com a categoria meses atrás para o fim da greve.
Segundo, o professor e sindicalista Arlã Rocha Barbosa, o projeto de reajuste salarial foi recebido pela câmara no dia 22/08/2011, mas por conta da aprovação da lei orçamentária ela teve de ser adiada para o dia 05 de setembro.
A leitura do projeto pela câmara de vereadores acontece depois que as aulas das escolas municipais foram interrompidas várias vezes esse ano inclusive com a realização da greve da categoria, devido a insatisfação  com o salário. 
A greve aconteceu em junho desde ano, justamente no período em que a cidade comemora a festa do padroeiro. Com gritos de "a terra da festa também é a terra da corrupção" e "prefeito que não paga o piso, pisa na educação", os professores denunciaram o que as obras da secretaria de educação seriam alguns funcionários fantasmas que receberiam mais de dois mil reais por pessoa (veja no vídeo acima).
Depois de várias conversas, sindicato aceitou o acordo de aumento. “Não era o que desejávamos mas já foi um grande avanço”- disse Arlã.
Como consequência das greves as escolas farão a reposição de aulas nos feriados, como foi proposto pela secretaria de educação. O pagamento dos professores também está atrasado pois os professores escolheram receber o salário já com o aumento, sendo que este ainda está para ser votado.
Ainda segundo Arlã: A luta ainda não acabou. Mas acredito que a própria política sindical tem que receber mais apoio dos próprios professores, que tem que perceber que estamos reivindicando nossos direitos.
A população e convidada a participar da reunião que acontecerá nesta segunda feira da câmara municipal de Inajá.
O sindicalista ainda conta que houve paralisação no dia 16 de agosto pela luta do piso salarial de 1588,77 R$, valor este defendido pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Onde foi entregue um manifesto aos deputados, com participação inclusive, de professores inajaenses e manarienses.
Vejas as fotos da greve abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário